Plantas para se ter dentro de casa (pt.1)!

A gente sabe que não é fácil o processo de escolher uma planta para cultivar ou decorar. São milhares de possibilidades, tamanhos, formas, cores, aromas, etc.

Por isso, decidimos reunir algumas espécies simples de cuidar, fáceis de encontrar, que se desenvolvem muito bem em ambientes fechados e que vão deixar o seu lar muito mais bonito e aconchegante. Assim, vai ficar bem mais simples para você escolher. Confira!

1. Alocásia


São plantas de meia sombra, apreciam regiões quentes e úmidas. Possuem folhas grandes em forma de seta. Suas cores e tamanhos variam entre as mais de 70 espécies de alocásias.

2. Avencas



As avencas apreciam solos levemente úmidos, bastante férteis e podem ser cultivadas em qualquer ambiente interno com luz natural. São lindas folhagens de meia sombra, com folhas delicadas e que podem murchar com o calor.

3. Begônia Rex



É uma folhagem perene que aprecia luz solar indireta. Existem pelo menos 10 tipos de begônias disponíveis, com diferentes cores e desenhos. Algumas, inclusive, possuem as folhas roxas e prateadas!

4. Bromélia

Essa planta é, praticamente, um símbolo do paisagismo tropical. É preciso cuidado na hora de escolher a espécie, pois algumas preferem sombra e outras sol direto. O interessante delas é que após a floração elas completam seu ciclo, emitindo brotos laterais que darão origem a novas plantas.

5. Calateia

São plantas nativas do Brasil, perenes e muito versáteis. Diversas de suas espécies são verdadeiras obras de arte da natureza, com folhas coloridas e estampadas. Podem ser cultivadas em jardins verticais ou cultivadas em vasos individuais. Apreciam meia sombra e solos férteis com boa drenagem.

6. Clusia



Essa é uma planta que aprecia sol direto e tende a crescer nas estações mais quentes do ano. Ela deve ser podada conforme cresce e os ramos que forem cortados podem se tornar novas mudas. Recomendamos que seja plantada uma muda por vaso, sendo que o tamanho ideal é o de nº 04, pois as clusias são plantas de alto vigor e crescem com facilidade.

7. Coleus



É uma folhagem linda e toda colorida em tons de verde e bordô. Elas apreciam sol direto e substrato levemente úmido. As plantas formam uma rama maciça, compacta e exuberante, podendo ser cultivadas nos vasos e jardineiras Raiz.

8. Comigo Ninguém Pode



É uma planta originalmente de interior de mata e foi muito cultivada nos anos 60 e 70. Hoje, ela retorna como coringa no paisagismo devido a sua rusticidade e capacidade de formar mudas. Mas atenção: ela possui algumas propriedades tóxicas e não deve ser cultivada em residências com crianças ou animais de estimação.

9. Costela de Adão



Essa é uma folhagem imponente e versátil. Pode ser cultivada em vasos com raízes ou mantida como arranjo em taças ou jarros. Sua popularidade é tão grande que até existe uma hashtag para homenageá-la: #monsteramonday.

10. Dracena Compacta



Apesar de crescer bem em ambientes internos, é uma planta que aprecia bastante claridade. É comum vê-la em escritórios ou consultórios. Como se desenvolvem verticalmente, ocupam pouco espaço e ainda embelezam o ambiente.

11. Dracena Cordiline


É uma linda folhagem em tons avermelhados, mas que necessita de sol pleno. Ao ser cultivada em ambientes internos, é preciso posicioná-la de forma que receba o máximo de luminosidade possível. Ela é uma planta de origem asiática resistente a insetos e doenças. É rústica, exuberante e extremamente ornamental. Uma vez por ano, produz flores bem pequenas que a tornam ainda mais bela.

12. Echeveria



As suculentas são tendência na decoração e a echeveria é uma ótima opção para começar a cultivar! Como as outras plantas do gênero, ela resiste a longos períodos sem irrigação – inclusive, se o substrato for mantido muito úmido, as raízes podem apodrecer. Ela aprecia sol pleno, pois é originária de ambientes desérticos.

13. Ficus Lyrata



Esta é uma espécie de figueira ornamental, com folhas em formato do instrumento musical lira. Ela aprecia ambientes com claridade ou meia sombra. É uma folhagem de grande valor agregado, pois embeleza os mais requintados ambientes.

Agora, é só escolher uma planta e deixar o verde colorir sua vida!

Para começar a cultivar é só encomendar seu vasojardineira ou kit completo de cultivo da Raiz!

Confira abaixo 3 dicas infalíveis para você começar a cultivar!