Outono/Inverno: rotina de cuidados com as plantas

O outono é marcado por dias nublados, chuvosos e temperaturas amenas. Isso torna o cultivo de plantas mais complexo, pois elas ficam mais suscetíveis a doenças e podem sofrer com as baixas temperaturas.

No sul do país, o cultivo de algumas espécies anuais é até suspenso, devido à grande quantidade de fatores que impedem a produção.

Para te ajudar a passar por esse período sem grandes problemas, preparei este conteúdo com os principais cuidados com as plantas nessa estação.

Boa leitura!

Doenças de plantas no outono

São inúmeras as doenças que “fazem a festa” nas plantas durante o outono, pois elas começam a diminuir seu desenvolvimento e ficam mais suscetíveis ao ataque de organismos patogênicos – fungos, bactérias e vírus.

Ferrugem, antracnose, manchas foliares, oídio, míldio e podridões são as mais comuns. Caso você identifique alguma planta com folhas anormais, com esporos de fungos ou com manchas queimadas e lesões arredondadas, use uma tesoura limpa e afiada para retirá-las.

O simples fato de realizar a poda de limpeza e remover do ambiente as folhas doentes, já diminui significativamente a fonte de transmissão e as plantas podem se recuperar.

ESTE PRODUTO IRÁ TE AJUDAR NO CONTROLE DAS DOENÇAS DE PLANTAS!

>> Dicas para começar a cultivar plantas em casa!          

Adubação no outono

Para que as plantas continuem vistosas, produtivas e sadias é recomendada uma rotina de adubação. A quantidade, dose e frequência devem ser realizadas conforme o recomendado no rótulo do produto que você escolher.

Na hora de comprar, o importante é ler a composição do mesmo e escolher um que tenha mais de 7 nutrientes. Aqui na Raiz utilizamos adubo diluído em água e aplicamos na terra a cada 15 dias.

ESTA É UMA EXCELENTE OPÇÃO DE ADUBO PARA TODAS AS PLANTAS, pois ele é composto por macro e micronutrientes, equilibrando a nutrição das plantas.

Como você faz aí? Compartilhe conosco usando a #todamudamudatudo em suas redes sociais.

Irrigação no outono

É natural que as plantas transpirem menos no outono, portanto o consumo de água diminui. Você vai observar que o líquido no reservatório passará a demorar mais dias para desaparecer.

>> 7 mitos e verdades do cultivo de plantas em vasos

Antes de completá-lo com água, recomendamos que você observe se o substrato está úmido. Só preencha o reservatório se ele estiver seco, pois isso ajuda a diminuir o estresse por frio. Também se lembre de não molhar as folhas das plantas. 

Algumas plantas vão morrer

É importante saber que as plantas têm diferentes ciclos de vida, umas são perenes – duram muito tempo – e outras são anuais – estas últimas acabam por morrer, de forma natural, após um ano. Portanto, antes de ficar preocupado quando uma planta morrer, verifique o ciclo de vida dela.

Sabendo disso, você também pode planejar um plantio escalonado, revezando diferentes plantas nos mesmos vasos e aproveitando suas épocas de melhor desenvolvimento.  

Por exemplo: se você possui um espaço onde pegue sol por pelo menos 4 horas por dia durante o outono e inverno, plante flores de “caixaria” como Amor Perfeito e Boca de Leão.

Na troca de estações estes vasos poderão ser replantados com espécies de primavera e verão, como Cravina, Tagetes e Flor de mel.

Agora que você já sabe como cuidar das plantas durante o outono, compre um vaso autoirrigável da Raiz e comece o seu cultivo!