Outono chegou! Época de recolhimento e cuidados

A cada ciclo, tudo se renova.
As plantas completam as fases, os insetos se reorganizam para a próxima estação. 
Na terra, tudo gira. São os ciclos naturais.

No outono, são 3 meses que temos a oportunidade de nos preparar para o inverno.
Os insetos preparam os ninhos, abastecem os estoque de alimento, reforçam a proteção das "casas", sejam elas colmeias, formigueiros, tocas ou mesmo buracos na terra.
As plantas, perdem as folhas, paralizam o crescimento, ficam em dormência até a próxima primavera.

Ah, o Outono!
Novo ciclo para as plantas, e também para as pessoas.

Estar tanto tempo em casa é desafiador, quando não sabemos ao certo o que vem pela frente.
Por experiência própria podemos garantir, cuidar das plantas nos faz bem, relaxa, acalma e alegra os dias.

Aproveite este tempo em casa para:

  • Pensar em reaproveitamentos de materiais
As cascas de frutas e verduras podem virar adubo na composteira. As sementes de tomates, abóboras, pimentões e mamão podem ser semeadas em vasos com terra, iniciando novo ciclo de cultivo. Os materiais do lixo seco, como garrafas, tampinhas, papel, isopos, metais diversos e vidro, podem virar novos objetos e até brinquedos ecológicos para a criançada. Os móveis que já estão há tempo pedindo reparo, podem ganhar uma cara nova, seja com tecidos novos ou mesmo pintura nas madeiras. As caixas de ovos podem virar sementeira. As bombonas de água mineral podem virar peso para biceps, e aí por diante. Use a criatividade e repense o que realmente vai pro lixo.

  • Formas de preparo dos alimentos com temperos que não estavam sendo usados da horta
Apesar de várias casas seguirem rituais e receitas de família, podemos incluir receitas novas de vez em quando. Seja modificando a receita totalmente, buscando ingredientes substitudos, criando pratos novos ou descobrindo os sabores de temperos e ervas que estavam esquecidas na horta ou no seu armário de especiarias. Faça caldos, tempere, marine, dê sabor! A vida pe mais gostosa quando nos alimentamos bem e quando nutrimos a alma depois de uma boa refeição feita em casa.

  • Reorganizar o seu cantinho verde, renovando a energia para este novo ciclo
É hora de arregaçar as mangas e fazer o trabalho do ano. Tirar tudo do lugar, vasos, suportes, treliças, tripés. Limpar as paredes, o forro, o chão. Vale começar com uma vassourada por tudo e depois o acabamento com um pano úmido ou até com produtos de limpeza. Quando o espaço estiver vazio, você pode repensar a disposição e organizaçã dos vasos e plantas. Eventualmente você vai perceber um vaso sem planta ou uma planta quase morrendo (por que estava no lugar errado). Aproveite este momento para colocar cada planta no lugar preferido delas (lembre que existem plantas de sol, de meia sombra e de sombra!). 

  • Preparar chás e pratos que ajudem a manter a imunidade alta
Não é a toa que as frutas cítricas como laranja, limão, tangerina, lima e outras que são riquíssimas em vitamina C tem sua colheita nos meses de outono e inverno. Parece que a natureza adivinha que nesta época estaremos diante de frio e precisando de maiores cuidados. Sim! A natureza é perfeita. Nos dá os frutos na época em que mais precisamos. Lembre de consumir alimentos frescos, produzidos de forma mais natural possível. Crie rotinas diárias. Prepare um chá, leia seu livro preferido, pegue sol, respire fundo e pense positivo. O caos vai passar!

 

 


Se você gostou deste post, tire uma foto do seu cantinho verde e nos marque nas redes sociais. 

@vasosraiz

#todamudamudatudo