Orquídeas sempre belas nos vasos RAIZ

Quando ganhamos uma orquídea de presente, devemos retirar o plástico que a envolve, pois assim ela irá se desenvolver melhor. Mas só isso não basta para manter a orquídea viva e produtiva por muitos anos. Este post é feito para você que ama aprender sobre plantas! 


Tipo de substrato para cultivar em vasos
As orquídeas são plantas epífitas, que originalmente vivem sobre os galhos de árvores, e ali desenvolvem raízes, sempre aderidas aos troncos. Por isso o substrato utilizado para as plantas que não são terrestes, não deve ser a famosa terra preta. Podemos buscar por um material que ofereça aeração para as raízes, e que ao mesmo tempo, sirva de sustentação para o crescimento delas. Na sua maioria são materiais de 1 a 3 cm de diâmetro, ou seja, materiais grandes, de maior granulometria, que favorecem a saída da água da zona das raízes. Os substratos comerciais mais comuns para orquídea possuem na fórmula: casca de pinus, fibra de coco, palha vegetal. Vale lembrar que em cada região do Brasil os substratos usam matérias primas local, ou seja, no norte usam fibras de palmeiras e no sul, casca de arroz carbonizada, por exemplo. 

Local para seus vasos
Escolha um ambiente dentro ou fora de casa, que tenha muita claridade. As orquídeas amam sol fraco, pois é a luz suficiente para que elas façam fotossíntese e cresçam de forma saudável, sempre florescendo na época favorável.
Quando a planta fica em local completamente sombreado, ela não se desenvolve mais e acaba ficando fraca e doente, com folhas moles e podres. Caso seja um local com sol forte demais, as folhas ficarão ressecadas, queimadas e com sintomas de falta de água.

Como fazer para que a orquídea volte a florescer?
As orquídeas costumam florescer pelo menos uma vez por ano, por volta da primavera. Para que a sua orquídea floresça novamente, use este adubo!
Vale lembrar que sem a receber água, nutrientes ou luminosidade suficiente, a planta não cresce e não se desenvolve de forma saudável. 
As flores são um grande investimento de energia para a planta, e ela floresce toda vez que está feliz no seu ambiente.


Passo-a-passo do plantio no vaso autoirrigável RAIZ:

1- Retire sua orquídea do vaso atual
2- Limpe a planta, retirando possíveis folhas e raízes secas
3- Monte o vaso autoirrigável (neste link você confere mais sobre o funcionamento do vaso http://www.vasosraiz.com.br/index.php/como-funciona)
4- Ao invés de terra, o substrato utilizado será mais poroso, imitando as árvores. Você pode usar cascas de pinus, fibras de coco e outros vegetais.
5- Acomode todas as raízes com cuidado dentro do vaso.
6- Leve o vaso até uma torneira e molhe em água corrente, para hidratar bem as raízes, mas não precisa ficar água acumulada no vaso.
7- Encha o reservatório pelo caninho e quando a água acabar, você pode reabastecer.

Com as ferramentas você pode ter mais facilidade no replantio.

 

Gostou do texto? Quem sabe está nascendo aqui um novo colecionador de orquídeas?!


 Texto escrito por Vânia Chassot Angeli, Engenheira Agrônoma RAIZ - CREA RS242743