Dicas para cultivar Hortelã!

Quem não ama tomar aquele chazinho de hortelã? Essa planta é deliciosa, refrescante e ótima para se ter em qualquer horta. Nesse texto, explicamos para você como cultivá-la. Confira!

Hortelã

A hortelã é uma herbácea de fácil cultivo e que possui diversas variedades. Se você está começando a sua horta, esta é uma excelente opção.

Cultivo

Você deve plantá-la em vasos Raiz a partir do tamanho 03. Só que o ideal é utilizar uma jardineira Raiz, pois as mudas são estoloníferas - tendem a se espalhar para os lados.

Se estiver passeando por uma floricultura, feira ou supermercado, certamente vai encontrar mudas de hortelã para iniciar seu cultivo.

Como a maioria das plantas herbáceas, ela aprecia um substrato bem fértil e bem drenado. Você pode usar o substrato ideal Raiz e complementar a adubação do vaso à medida que a planta for crescendo.

Plante a hortelã seguindo todas as orientações de montagem e plantio do vaso Raiz, você vai observar que em questão de dias ela já emite novas folhas e começa a crescer, inclusive para os lados (estolões).

Cuidados

Como essa planta cresce com facilidade, você vai precisar repor os nutrientes extraídos a cada 45 dias. Escolha um adubo de plantas da sua preferência e crie um calendário de adubação. Cada tipo possui um rótulo com as recomendações de frequência e quantidade a ser aplicada.

Você deverá posicionar a hortelã em algum ambiente que receba sol direto por pelo menos 3 horas por dia. Se sua cozinha é ensolarada, experimente colocar sua jardineira próximo de onde você prepara as refeições. Aí sempre que for utilizá-la, já aproveite para realizar a poda, cortando a ponta dos galhos com uma tesoura limpa.

Na cozinha

Suas folhas podem ser utilizadas em infusão para um delicioso chá de hortelã naqueles dias frios, o melhor é que ela possui propriedades anti-inflamatórias. Ela também pode ser utilizada para preparar sucos com abacaxi e outras frutas. Você também pode experimentar adicioná-la a saladas ou outros pratos que sejam mais refrescantes.