Dicas para cultivar cenoura, beterraba, nabo e rabanete em vasos!

Pode até parecer estranho, mas cultivar cenoura, beterraba, nabo e rabanete em vasos é possível!

E, neste texto, vamos te ensinar a como fazer isso nos vasos autoirrigáveis da Raiz. Quando elas crescerem, além de ter tido toda a experiência do cultivo, você poderá fazer receitas incríveis.

Confira abaixo as orientações e comece hoje mesmo a cultivar!

Como cultivar cenouras (Daucus carota)

O primeiro passo para começar a plantar é ter um vaso Raiz nº 4. Esse é o tamanho mais apropriado, pois, como elas crescem para baixo, é necessário ter um mínimo de profundidade.

Depois disso, é o momento de escolher as sementes. Opte pelas cenouras que possuem características de raízes de pouco comprimento – existem, inclusive, algumas mais arredondadas. Neste momento, é preciso analisar o rótulo com atenção, umas variedades são indicadas para o verão e outras para o inverno, sendo necessário avaliar qual será a mais apropriada para a época.

O passo seguinte é preparar o vaso com o substrato ideal Raiz para fazer a semeadura. Cada semente irá originar uma cenoura, por isso não exagere na quantidade. O ideal são 4 por vaso e elas devem ser colocadas em uma profundidade de no máximo 1 cm.

Após a germinação, você escolhe uma ou duas mudas – as mais vigorosas – para continuar o cultivo. As menores podem ser descartadas – esse processo é chamado de raleio.

O ciclo dessas plantas leva de 80 a 120 dias, ou seja, esse será o tempo que levará para a colheita.

Cuidados

Escolha um adubo de plantas da sua preferência e crie um calendário de adubação. Cada um possui suas próprias recomendações de frequência e dosagem a ser aplicada – essas informações podem ser encontradas no rótulo, mas o é que a primeira seja feita cerca de 20 dias após a semeadura.

Os vasos devem ser posicionados em qualquer ambiente que receba sol direto por pelo menos 4 horas por dia. Menos do que isto, o cultivo não é recomendado, pois as plantas não irão se desenvolver bem.

Como cultivar beterrabas, rabanetes e nabos

O cultivo dessas plantas é bem similar ao das cenouras. Por isso siga as dicas acima, mas fique atento as especificidades de cada uma.

Beterraba (Beta vulgaris)

Ao cultivar essa planta você deixará sua horta mais colorida, já que suas folhas são levemente arroxeadas. É preciso cuidado com as sementes na hora de plantar, pois cada uma dará origem a uma beterraba. Por isso, deve-se considerar o espaçamento mínimo de 10 cm entre uma e outra.

Elas estarão prontas em torno de 60 dias no verão e 80 dias no inverno. Você poderá consumir todas as partes da planta – incluindo suas folhas e talos.

Além dos tradicionais pratos de salada, experimente fazer um suco verde ou um refogado com sua própria colheita!

Rabanete (Raphanus sativus)

Se você não quer esperar muito, o rabanete é a sua hortaliça ideal. Esta é uma das mais rápidas culturas agrícolas, sendo possível realizar a colheita entre 25 e 40 dias. O processo de semeadura é praticamente igual ao da cenoura e da beterraba. A diferença é que a semente pode ser enterrada a 1,5 cm de profundidade.

Nabo (Brassica rapa)

Está é uma boa espécie para você diversificar sua horta. A colheita ocorre cerca de 80 dias após a semeadura. Seu cultivo é igual as demais plantas. Apesar de não ser muito popular, ela é bem saudável sendo rica em vitaminas e minerais, além de possuir baixo teor calórico.

Na cozinha

Depois da colheita, você poderá fazer deliciosa receitas. Para te inspirar, deixamos abaixo uma receita de Almôndegas de Semente de Girassol com Cenoura!

Almôndegas de Semente de Girassol
Vegana | sem glúten | sem lactose | sem ovo
Tempo de preparo: 40 minutos
Rendimento: 20-24 unidades

Ingredientes
• 1 1/4 xícara de semente de girassol
• 1 colher de sopa de vinagre de maçã
• 1 colher de chá de molho shoyu (sem glutamato monossódico)
• 3 colheres de sopa de azeite de oliva
• 1 cenoura média ralada (ralar fino)
• 1/2 cebola picada em cubinhos
• 1 dente de alho ralado
• Punhado de tempero verde picado
• 1 colher de chá de orégano
• 1/2 colher de chá de alho em pó
• 1 colher de chá de páprica defumada
• 1/2 colher de chá de sal
• Pitada de pimenta calabresa (opcional)
• ¼ xícara de sementes de girassol trituradas

Modo de Preparo
1. Deixe as sementes de girassol de molho por 8 horas. Escorra e descarte a água.
2. Coloque no processador de alimentos, 1 xícara da semente de girassol, o vinagre de maçã, o azeite de oliva e o molho shoyu. Bata até obter uma pasta homogênea.
3. Em uma tigela, acrescente a pasta e os demais ingredientes, mexa com as mãos para misturar.
4. Modele as almôndegas e disponha as bolinhas em um tabuleiro.
5. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por 35-40 minutos. Até que estejam douradas por fora e macias por dentro.
6. Retire do forno e coloque-as sobre uma grade de resfriamento por uns 5 a 10 minutos, isso vai garantir que elas fiquem mais crocantes.

Nota:
- Você pode guardar as almôndegas no refrigerador por uns 3 dias e para que fique crocante novamente, basta coloca-las no forno ou na Air Fryer por uns 5 minutos.