Dicas para começar a cultivar plantas em casa!

Chegou a hora de cultivar, mas você não sabe por onde começar? Calma, a gente te ajuda!

Neste texto nós vamos te dar algumas dicas sobre o que você precisa saber antes de começar a plantar, como montar seu kit de jardinagem e como escolher as plantas.

Ao fim, você pode conferir ao quinto vídeo da série Inspirar, Cultivar e Temperar que dá o passo a passo de como plantar em um vaso autoirrigável Raiz!

O que você precisa saber antes de plantar

Antes de iniciar o cultivo de plantas, é importante observar alguns pontos. Primeiro, é preciso levar em conta seu estilo de vida e estar ciente de quanto tempo você poderá investir para cuidá-las. Os vasos autoirrigáveis Raiz já ajudam muito nesse processo, pois você não vai precisar ficar se preocupando em regá-las todos os dias. Porém, elas exigem outros cuidados como poda, adubação, controle de pragas, etc.

Se você não tiver muito tempo, opte pelas plantas rústicas, pois elas precisam de poucos cuidados. Escolha espécies como suculentas, cactos, fícus, marantas, zamioculcas, pleomeles, dracenas e outras folhagens que possuem crescimento lento.

Porém se você curte estar mais envolvido e tem tempo para os cuidados semanais, aventure-se cultivando as diversas espécies de temperos, flores, orquídeas, violetas, hortaliças e plantas carnívoras. Cada uma delas possui preferências e demandas específicas, então lembre de buscar o máximo de informações sobre elas para acertar no cultivo.

O segundo ponto importante antes de começar a cultivar é saber qual é a condição de luz do ambiente onde você deseja ter plantas. Elas possuem diferentes necessidades quanto ao tempo diário de exposição a luz solar, abaixo explicamos melhor essas características.

Seguindo estas dicas, você vai iniciar o cultivo das suas plantas com o pé direito!

Quais ferramentas são necessárias para começar a cultivar?

É bem provável que você já tenha em casa algum acessório ou ferramenta de jardim. Se não houver, não se preocupe, você pode utilizar itens do dia a dia para substituí-los - uma pá, por exemplo, pode ser trocada por uma colher – ou você pode encomendar as ferramentas juntamente com os seus vasos.

Com o tempo, vá adquirindo os instrumentos corretos e profissionalize o seu cultivo! As ferramentas e utensílios mais utilizados são: luvas, pazinhas e ancinhos, tesouras de poda, regadores ou borrifadores, manta de drenagem, substratos para plantas, pacotes de sementes e os vasos autoirrigáveis.

Depois de adquirir ou reunir esses itens, organize o seu próprio atelier de plantio. Comece agrupando em uma caixa ou cesta organizadora estes itens. Assim, sempre que você precisar eles estarão reunidos em um mesmo lugar facilitando o processo. Caso tenha algo enferrujado ou em mau estado de conservação, você pode destinar à reciclagem.

Plantas e condições de luz

Como já abordamos, avaliar a condição de luz do ambiente é essencial na hora de escolher as plantas. Abaixo explicamos essas diferentes características.

Plantas de Sol Pleno – aquelas que precisam de 3 ou mais horas de sol diariamente.
• Temperos em geral (salsa, cebolinha, manjericão, alecrim, curry, manjerona)
• Chás em geral (hortelã, camomila, funcho)
• Flores comestíveis (amor perfeito, cravina, capuchinha)
• Outras flores (petúnia, gerânio, celósia)
• Suculentas e Cactos

Plantas de Meia Sombra – aquelas que não toleram ambientes muito sombreados nem muito ensolarados, ficam bem em ambientes internos ou sombreados por árvores.
• Orquídeas em geral
• Folhagens delicadas (samambaias, avencas, renda portuguesa)
• Folhagens coloridas (marantas, peperômias, calateias)

Plantas de Sombra – aquelas plantas que são naturalmente cultivadas em ambientes com pouca incidência de luz solar direta e indireta, como bosques e interior de florestas.
• Folhagens decorativas (Aglaonema, lírio da paz, Singônio)

Agora que você já tem as principais orientações para começar a cultivar em casa, confira o passo a passo de como plantar em um vaso ou jardineira autoirrigável Raiz!