Cuidando da HORTA

Cada planta possui diferentes demandas para o cultivo. Algumas tomam mais água do que outras, tem aquelas que só duram um ano e aquelas que ficam mais bonitas com o passar do tempo, as que devem pegar sol e as que só gostam de claridade.

 

Os temperos, ervas, chás, frutíferas e hortaliças devem pegar sol todos os dias, pelo menos durante 4 horas por dia.
As plantas de folhas fininhas como alecrim, tomilho e orégano demandam menos água que as de folhas largas, como hortelã, manjericão e alface. Lembre de verificar se a terra está seca antes de reabastecer o reservatório. 

Você sabe identificar se as suas plantas estão bem cuidadas?

Vamos aos sinais de planta saudável:

Folhas verdes - com aspecto normal
Quando as folhas da plantas estão com aspecto visual "normal", sem manchas, sem lesões e sem insetos, é sinal de que a planta não apresenta nenhum problema de pragas ou deficiência nutricional. 
As folhas são a principal fonte de energia para a planta, pois através da energia luminosa, acontece a fotossíntese, e formação de novos tecidos. Aí vai o segundo sinal "verde".

Brotações crescendo saudáveis
Para emitir novas folhas, flores e frutos, a planta usa suas reservas e muitas vezes pode ficar fraca. Você deve repor este investimento, através da adubação. Escolha um adubo da sua preferência e aplique conforme recomendam as instruções do rótulo (lembre de diluir e aplicar frequentemente). Alguns adubos podem ser misturados na terra ou diluídos na água da irrigação. 

Este é um bom fertilizante para todas as plantas.

As plantas precisam de pelo menos 10 nutrientes para ter equilíbrio metabólico e desenvolvimento saudável. Por isso, devemos adubar com frequência mínima de 60 dias, para evitar folhas amareladas ou sem força.

Agora vamos aos sinais de plantas com problemas:

Semente que não germina
Devemos sempre semear conforme as instruções de cada espécie. Profundidade, espaçamento, época de plantio e luz do ambiente são os principais fatores para o sucesso no cultivo via sementes. Além disso, importante atentar sobre a validade das sementes. Todo lote de sementes possui um prazo de validade impresso no rótulo. Quando semeamos após este período, o percentual de germinação e vigor das sementes será menor do que o esperado. 

Folhas amareladas
Sinal de excesso de água (planta fica com estresse hídrico e entra em colapso metabólico, amarelando as folhas de toda a planta).
Sinal de deficiência de nitrogênio (quando as folhas mais baixas ficam amareladas, é sinal que está faltando nitrogênio na terra). O N é móvel na planta e é drenado para as folhas novas.

Planta que perde as folhas
Quando a planta começa a perder folhas sem motivo aparente, precisamos investigar o que pode estar cacontecendo. Pode ser que o vaso esteja pequeno, que haja erro no manejo da água ou mesmo que a planta esteja no local errado, recebendo menos luz do que deveria.
A abcisão foliar, ou perda das folhas é comum em espécies caducifólias, durante o frio do outono e inverno, onde a planta se prepara para rebrotar e iniciar novo ciclo na primavera.

Planta com insetos ou doenças
Toda planta mal nutrida fica mais sucetível ao ataque de patógenos, ou seja, as pragas de plantas. Pode ser um inseto, uma doença, um parasita.
Faça o monitoramento nas suas plantas, pelo menos uma vez a cada 30 dias, e busque observar atentamente folha por folha, buscando possíveis problemas.

O quanto antes idenficamos o problema, melhor as chances de recuperar a planta. E não esqueça:

"TODA MUDA MUDA TUDO"

 


Post escrito por Vânia Chassot Angeli, Engenheira Agrônoma RAIZ
CREA RS242743