Alecrim: como cultivar e utilizá-lo na cozinha

Na hora de preparar uma refeição, os temperos dão aquele toque especial. Realçam e adicionam sabores, dão aroma e deixam tudo ainda mais gostoso. Se estiverem frescos, também adicionam importantes nutrientes a alimentação. Neste texto, vamos te ensinar a cultivar e utilizar um dos mais queridinhos dos brasileiros: o alecrim.

Esta erva se desenvolve muito bem em nossos vasos autoirrigáveis, é fácil de cultivar, além de ser bem saborosa!

Alecrim

O Rosmarinus officinallis, o alecrim, é típico do mediterrâneo e possui folhas finas e pequenas. Além de tempero, pode ser usado para fazer um delicioso chá.

Cultivo

Se você não está muito acostumado a cultivar as plantas, o alecrim pode ser uma boa maneira de começar. Como ele requer poucos cuidados, não há problema se você esquecer dele por alguns dias.

Para cultivar escolha um vaso auto irrigável Raiz de tamanho nº 03 ou nº 04, sendo que o último é o ideal. Também é possível plantá-lo com outros temperos em uma jardineira. Compre ou peça para alguém uma muda jovem, pois as sementes demoram muito para crescer.

O substrato em que você vai plantar precisa ser bem fofo e aerado, utilize uma mistura de terra preta com casca de arroz e vermiculita ou o substrato pronto da Raiz com todos os nutrientes que sua planta precisa. 

Como o alecrim consome menos água, você pode utilizar menos barbantes da raiz artificial na hora de plantar. Se estiver plantando em uma jardineira, corte um ou dois barbantes para o lado onde o alecrim estiver. Depois de plantado escolha um local arejado e com bastante sol para posicioná-lo.

Cuidados

Conforme seu alecrim for crescendo não tenha medo de podá-lo e utilizá-lo. Toda vez que você faz isso, está incentivando a formar novos ramos e folhas.

Para podar utilize sempre uma tesoura limpa e afiada e corte uns 3 cm do ápice (parte mais alta dos ramos). Faça isso pelo menos uma vez por mês ou sempre que achar que ele está ficando comprido demais.

Na cozinha

Na hora de cozinhar tanto o ramo quanto as folhas podem ser adicionados às comidas, mas descarte os mais grossos, pois podem ser difíceis de mastigar. O alecrim é um excelente ingrediente para carnes vermelhas, frango assado, porco e peixes. Além disso, é possível utilizá-lo em pães, receitas com queijo, temperar legumes assados e para aromatizar azeite de oliva ou manteiga. Abaixo, você confere uma receita super saborosa com esse tempero!

Pãozinho de Batata Doce com Ervas
Vegana | Sem glúten | Sem lactose | Sem ovo
Tempo de preparo: 40 minutos | Rendimento: 20 a 24 unidades (depende do tamanho dos pãezinhos)

Ingredientes
• 1 xícara de batata doce cozida e amassada (aprox. 300g)
• 1/2 xícara de polvilho doce
• 1/2 xícara de polvilho azedo
• 1/4 xícara de água morna (mais se necessário)
• 2 colheres de sopa de azeite
• 1 colher de chá de sal
• 1 colher de sopa de chia
• 1/2 colher de chá de cúrcuma em pó (opcional)
• Alecrim a gosto (pode usar outras ervas como orégano, manjericão ou tomilho)

Modo de Preparo
1. Em uma tigela, misture os ingredientes secos.
2. Acrescente a batata amassada, o azeite e vá adicionando a água aos poucos.
3. Misture com as mãos até que todos os ingredientes estejam bem incorporados.
4. Amasse até conseguir uma massa homogênea e fácil de modelar.
5. Faça bolinhas e coloque-as em uma forma antiaderente, cuide para deixar um pouco de espaço entre elas, pois os pãezinhos vão crescer.
6. Asse em forno pré-aquecido a 180°C por aproximadamente 30 minutos ou até que estejam douradas.

Notas:
- Você pode substituir a batata doce por aipim, batata inglesa ou inhame.
- Se preferir, você pode dobrar a receita, moldar as bolinhas e congelar. Depois é só levar direto ao forno pré-aquecido para assar.
- Pode fazer também na Air Fryer, asse em 180°C por 20 minutos.

Comece hoje mesmo o seu próprio cultivo de alecrim e outros temperos! Conheça os kits promocionais com 7 e 4 vasos com treliça de madeira, suportes e substrato. Além de você ter temperos sempre frescos, eles vão deixar a sua casa ainda mais linda!