7 mitos e verdades do cultivo de plantas em vasos

Muitas pessoas têm dúvidas e crenças erradas sobre o cultivo de plantas em vasos. Pensando nisso, decidimos reunir os principais mitos e verdades sobre esse tema, confira!

1. “Eu tenho o dedo podre, não consigo cultivar”

Mito. Não é porque você não teve sucesso nas primeiras vezes em que tentou cultivar, que isso signifique que seu “dedo seja podre”. Plantar não é difícil, mas é necessário se informar antes sobre as necessidades de cada espécie. Por exemplo, é preciso saber se ela gosta de muito ou pouco sol, qual a quantidade de água recomendada, etc. Pequenos detalhes que fazem toda a diferença!

Também é preciso conhecer o ciclo da planta. É comum as pessoas acharem que mataram uma mesmo tomando os cuidados necessários, mas a verdade é que algumas plantas tem um ciclo de vida curto e morrem naturalmente depois de alguns meses.

Temos publicado em nosso blog diversos textos explicando como cultivar plantas, temperos e legumes. Certamente eles vão te ajudar a acertar no cultivo!

2. A poda ajuda a planta a crescer

Verdade. Certos tipos de plantas exigem a poda das partes mais antigas para que elas sigam se desenvolvendo de maneira saudável. O manjericão é um bom exemplo, sua poda estimula a produção de novos ramos e folhas. Plantas que dão flores também precisam ser podadas, especialmente quando há restos de flores antigas que precisam dar espaço para novas surgirem no lugar. Porém, é importante saber quais são as espécies que necessitam desse procedimento antes de sair podando!

3. Vou precisar regar as plantas todos os dias

Mito. As plantas possuem diferentes necessidades de água por dia, por isso é preciso conhecer a espécie que você está plantando e as suas necessidades. Mas independentemente disso, com um vaso autoirrigável da Raiz você só vai precisar colocar água nas suas plantas a cada 10 dias ou mais, pois a água vai ficar em um reservatório em baixo do vaso e vai sendo levada para a planta através de uma raiz artificial. O que faz a água durar muito mais tempo!

4. Toda planta precisa ser exposta ao sol diariamente

Mito. Apesar de todas as plantas necessitarem de luz, nem todas devem ser expostas ao sol, como já explicamos, espécies diferentes têm diferentes necessidades. Por isso, procure saber se as plantas que você tem gostam de sombra (ambiente claro, mas sem exposição direta), meia sombra (aquelas plantas que só pegam luz direta quando o sol está mais fraco) ou sol pleno (exposição direta ao sol).

5. As plantas precisam ser adubadas constantemente

Verdade. Cultivar plantas em vasos exige uma adubação constante para que elas cresçam bonitas e saudáveis. O adubo pode ser facilmente encontrado em lojas especializadas e deve ser escolhido de acordo com o tipo de planta que você está cultivando. Quando for utilizá-lo, siga as instruções da embalagem quanto à frequência e quantidade.

6. É impossível cultivar vegetais em vasos

Mito. É comum as pessoas acreditarem que cultivar vegetais, como cenouras, alfaces, cebola e beterrabas em vaso é impossível. Porém, isso é sim possível! Obviamente, é preciso cuidar com a quantidade de sementes em cada vaso, pois se não as plantas não vão se desenvolver. Tirando isso, é só seguir as instruções de cultivo, aguardar algum tempo e logo você vai poder preparar receitas e saladas deliciosas com vegetais plantados por você

7. Plantas melhoram o bem-estar

Verdade. Como o nosso lema: toda muda muda tudo! As plantas tem a capacidade de transformar os ambientes, torná-los mais aconchegantes, alegres e bonitos. Portanto, deixe o verde colorir a sua vida. Ponha a mão na terra e comece a cultivar!

Quer aprender mais sobre como adubar, podar e regar as plantas? Confira o #7 vídeo da websérie Inspirar, Cultivar e Temperar