7 Dicas de Chás para os Dias Frios

O frio está aí e nada melhor do que um chá bem quentinho para se esquentar, né?

Selecionamos 7 opções deliciosas para você fazer aí na sua casa e aproveitar para fortalecer a imunidade e aliviar alguns sintomas da gripe. Confira!

1.    Chá de Açafrão

Proporciona alívio de dores por inflamações, asma, bronquite, e má digestão. Também tem poder sedativo e estimulante. Para fazer o chá, misture o pó na água e mecha bem com uma colher.

2.    Chá de Alecrim

O chá de alecrim promove bem-estar e felicidade, devido aos seus compostos e óleos essenciais. Além disso, reduz o colesterol do sangue, regula a função do fígado e diminui dores musculares e cólicas.

>> Saiba como cultivar Alecrim

3.    Chá de Cravo da Índia

Esse é um poderoso afrodisíaco e ajuda a amenizar dores de cabeça. Use de um a dois cravos por xícara.

4.    Chá de Camomila

Possui propriedades calmantes e anti-inflamatórias. Pode ser tomado por crianças e até usado em compressas para manchas e lesões de pele.

5.    Chá de Folha de Pitangueira

O chá de folha de pitangueira alivia febre, catarro, infecções urinárias e também possui propriedades antioxidantes.

6.    Chá de Hibisco 

Esse é um chá com lindos tons avermelhados. Ele possui propriedades termogênicas, mas não pode ser tomado em excesso, pois pode causar tonturas e baixar a pressão.

7.    Chá de Hortelã 

A hortelã é usada para diminuir gases e problemas intestinais leves. Ela também ajuda a combater o reumatismo, é expectorante, estimula o apetite e proporciona alívio de náuseas e cólicas.

>> Dicas para cultivar hortelã

Faça seu Blend de Chás

Fazer um blend de chás significa misturar diferentes tipos de ervas para encontrar novos e deliciosos sabores. Escolha as plantas que mais agradam seu paladar e crie seu próprio mix!

Como fazer o chá?

Esquente a água até ferver. Em seguida, coloque-a na xícara ou em um bule, acrescente os chás e tampe. O chá estará pronto em 5 minutos. Não há necessidade de ferver as folhas, pois assim elas podem perder algumas propriedades.

Você pode adoçar ou não, conforme seu paladar. Caso prefira a bebida doce, experimente alternativas naturais, como o mel.  

Gostou das dicas? Agora é só esquentar água, escolher uma xícara e fazer seu delicioso chá para curtir um dia frio!